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Resultado das Pesquisas da CPA

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é constituída no âmbito da FAPRO - Faculdade Profissional, e tem por atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

A CPA fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior por meio do processo de Avaliação Institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da Instituição, conforme preceitua a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

A CPA atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na FAPRO - Faculdade Profissional. Sua forma de composição, duração do mandato de seus membros, dinâmica de funcionamento e especificação de atribuições são objeto de regulamentação própria, observando-se as seguintes diretrizes:

I - necessária participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e pessoal técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada;

II - ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades.

O que a CPA faz?

A avaliação interna, também denominada de autoavaliação ou avaliação institucional, tem a função diagnóstica dos processos da Instituição. Esse procedimento permite identificar se as práticas estão alcançando os objetivos propostos, bem como permite a correção de omissões e/ou equívocos que podem estar acontecendo, para que se possa evitá-los no futuro.

Através da avaliação institucional a FAPRO aprecia, questiona, analisa, acompanha o seu próprio trabalho, além de ter condições para definir prioridades de desenvolvimento numa perspectiva qualitativa educacional, científica e social.

Os resultados das avaliações são discutidos e apresentados para a comunidade interna e externa. A partir disso, a CPA elabora um plano de ação que seja eficaz na correção das fragilidades destacadas no processo avaliativo, e sugere à Direção Geral daFAPRO a implementação das ações necessárias a fim de garantir a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados. Finalmente, a CPA elabora relatório descritivo das ações e resultados da Avaliação Institucional naquele período e o encaminha ao INEP/MEC.

Resultado da Pesquisa organizada pela CPA:

 

PROFESSORES     
Questões de Avaliação referentes ao Curso    
Quanto à atuação do Coordenador, existe: Média  %
Disponibilidade para atendimento aos alunos, individualmente. 4,2 84%
Efetua reuniões periódicas com as turmas ou representantes de turma. 4,4 89%
Eficiência no atendimento prestado aos alunos. 4,6 92%
Relacionamento e comunicação com os alunos. 4,7 95%
Capacidade de propor soluções para problemas apresentados pelos alunos. 4,5 89%
Informação das expectativas quanto ao Profissionaltrabalho profissional. 4,3 85%
Conhecimento do perfil do profissional a ser formado pelo curso. 4,4 87%
Realização de atividades extracurriculares como palestras, semanas de estudos, oficinas, seminários, etc. 4,5 89%
  4,4 88%
Questões da avaliação referente à Infra-Estrutura    
Quanto aos serviços de apoio, você considera satisfatório (a) (s): Média  Média 
Eficiência nos serviços da Coordenação. 4,2 84%
Eficiência nos serviços da Secretaria Acadêmica. 4,1 82%
Eficiência nos serviços do Financeiro. 4,3 85%
Eficiência nos serviços da Biblioteca. 4,1 82%
Eficiência nos serviços de Reprografia. 3,5 69%
Eficiência nos serviços do Laboratório de informática. 4,3 85%
Funcionalidade e adequação dos recursos materiais e equipamentos disponíveis para as aulas. 4,0 81%
Facilidade de acesso aos equipamentos e recursos materiais disponíveis, respeitada a especificidade de cada curso. 4,1 83%
  4,0 79%
FUNCIONÁRIOS     
Quanto a sua auto-avaliação, você: Média  %
É comprometido com o seu trabalho. 4,8 96%
Tem competência técnica para exercer as funções. 4,4 87%
Tem motivação pessoal para realizar o trabalho. 4,9 98%
Tem satisfação pessoal e profissional no exercício da função. 4,8 97%
  4,7 94%
Você mantém um bom relacionamento com: Média  %
% %
A chefia imediata.  4,9 97%
Os colegas do seu setor. 4,9 97%
Os docentes. 4,9 98%
Os discentes. 4,6 92%
Os coordenadores. 4,8 97%
Os dirigentes. 4,9 98%
O público em geral. 4,6 92%