Quais as melhores pós-graduações para Engenheiros Mecânicos?

A área de Engenharia de Manutenção é muito amplo e vai muito além do que se aprende no curso de Engenharia Mecânica. Engenheiros Mecânicos possuem inúmeras possibilidades no mercado. E, elas são ainda melhores para profissionais com Pós-Graduação em Engenharia de Climatização. 

Fazer uma Pós-Graduação permite se capacitar melhor e tornar-se um profissional qualificado para o mercado de trabalho. A Pós-Graduação em Engenharia de Climatização abre várias portas para quem quer um salário maior e um emprego melhor.

Especialização Engenharia Climatização

O engenheiro mecânico é o profissional que realiza projetos, instalações e manutenções para sistemas de refrigeração e climatização. Trabalha com sistemas que podem atender dentro de empresas de grande e médio porte e também com sistemas residenciais. 

A Especialização em Engenharia da Climatização EAD proporciona a capacitação do profissional para uma área específica. Dessa forma, ele terá o título de especialista em Engenharia de Climatização. 

Seja em qualquer área, para quem quer entrar em uma Pós na Engenharia, EAD ou presencial, precisa ter um diploma de nível superior de Engenharia em uma instituição que seja reconhecida pelo MEC. 

Uma das áreas que está em constante crescimento e vale a pena se especializar, é a Engenharia da Climatização. O profissional com esse conhecimento atua diretamente na elaboração de projetos, acompanhando instalações, manutenções e reparos de sistemas de climatização e refrigeração independentemente da capacidade do sistema. 

Ao contrário do que muita gente pensa, a instalação desse equipamento não é tão simples. É preciso ter conhecimento técnico para que ele tenha um bom funcionamento, economizando energia e evitando poluição.

Pós-graduação em Engenharia da Climatização

No curso, o aluno irá aprender sobre vários conceitos, como eficiência energética, projetos de climatização com novas tecnologias, funcionamento adequado de cada item e a melhor utilização dos recursos naturais. Além de outros pontos importantes, envolvendo as leis que regulam o setor. 

Ao final, o aluno terá adquirido o conhecimento necessário para atuar em residências, comercio e também na indústria. Saberá como fazer a aplicação e selecionamento de cada tipo desses sistemas para projetos e consultorias (PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle). 

O curso com a parceria da FAPRO e a ABRAVA é na modalidade à distância e possui um material bem completo para aqueles que querem realmente aprender e se destacar no mercado de trabalho. No total, serão 24 meses de estudo, sendo 18 meses de aprendizagem e mais 6 meses dedicados à elaboração do TCC/Artigo final do curso. O investimento é baixo, comparado ao conhecimento e ao título que será proporcionado através do mesmo. 

As disciplinas da pós-graduação são:

  • Gestão de manutenção;
  • Qualidade do ar interior;
  • Termodinâmica aplicada na refrigeração;
  • Projetos climatização;
  • Instalações de ar-condicionado;
  • Refrigeração comercial projetos e montagem;
  • Câmaras frigoríficas;
  • Automação e controle discreto aplicadas a refrigeração;
  • Eficiência energética aplicada em sistemas térmicos;
  • Administração aplicada à gestão tecnológica;
  • Conforto ambiental;
  • Metodologia Científica;

Vale bastante a pena investir em uma Pós-Graduação em Engenharia da Climatização. A área está em constante crescimento, principalmente pelo aumento de industrias, hospitais, shoppings entre outros. A cada dia, esse seguimento está exigindo mais mão de obra qualificada no mercado.

Categorias