Quais vantagens uma pós-graduação em engenharia da climatização traz para sua carreira?

A pós-graduação em engenharia da climatização é um dos principais diferenciais e segredos para transformar sua carreira nessa área de atuação. Não é para menos, afinal, o curso traz diversas vantagens. 

Ainda não conhece quais são elas? Sem problemas! Confira, a seguir, quais são as vantagens da pós-graduação e veja o porquê vale o investimento!

O que é pós-graduação?

A pós-graduação é uma formação profissional destinada a quem já concluiu o curso de graduação. Funciona como uma especialização em determinada área de conhecimento. 

Existem diferentes modalidades de pós-graduação, como a de especialização e aperfeiçoamento profissional, mestrado e doutorado. Estas duas últimas opções são voltadas à área acadêmica, enquanto a primeira tem como foco o mercado de trabalho. 

Os cursos de pós-graduação podem ser presenciais, semipresenciais e a distância, modalidade que tem ganhado espaço cada vez mais, sobretudo porque permite realizar o curso em qualquer lugar, podendo se formar com mais praticidade.

Quem pode fazer a pós-graduação?

A pós-graduação tem como foco pessoas que já concluíram o ensino superior / curso de graduação. Dependendo do tipo de pós, podem ser feitos outros requisitos. 

Se for uma pós-graduação lato sensu, que equivale a uma especialização ou MBA, normalmente não há outro pré-requisito. Caso seja um mestrado, também não. 

Agora, se for um doutorado, o aluno precisa ter concluído o mestrado anteriormente. Mas, existe uma modalidade que possibilita que o estudante entre no doutorado sem finalizar o mestrado. 

É o caso do doutorado direto, no qual o orientador do mestrando solicita à instituição de pesquisa que transfira o aluno para a categoria do doutorado.

Vantagens da pós-graduação em engenharia da climatização

Quem ainda não investiu em uma pós em engenharia da climatização tende a ficar em dúvida sobre quais as vantagens esse curso pode lhe trazer. Aqui, listamos as principais:

Especialização na área 

O curso de pós-graduação permite um aprofundamento de conhecimento na área de engenharia de climatização, possibilitando que o profissional se torne um especialista ou seja conhecido como referência no setor.

Pode reparar: a maioria das descrições de emprego trazem como pré-requisito ou diferencial ter pós-graduação. Portanto, quem faz esse curso está à frente e garante maior empregabilidade. 

Maior empregabilidade 

Na prática, isso significa que pode concorrer a mais vagas e tem mais chance de conseguir um emprego, justamente porque é mais capacitado e apto a atender as demandas da empresa. 

Inclusive, quem tem pós-graduação normalmente consegue concorrer a cargos com níveis mais altos, como os de engenheiro pleno e sênior, bem como de coordenação e gestão. 

Logo, se seu objetivo é dar um salto no cargo em sua carreira, fazer essa formação é uma excelente dica para atingir esse resultado de curto e médio prazo.

Ganhos mais elevados 

Profissionais que têm pós-graduação normalmente ganham mais, porque possuem mais conhecimento e podem absorver mais responsabilidades no dia a dia, suprindo pontualmente eventuais necessidades da empresa. 

É por isso que o curso sempre é citado por especialistas em RH como uma das principais formas de acelerar o crescimento profissional e gerar uma remuneração mensal mais alta.

Desenvolvimento de networking 

Quando se faz a pós-graduação é possível conhecer outros profissionais da área e ampliar seu networking, o que pode lhe ajudar a conseguir novas oportunidades de emprego.

Mudança de carreira 

Trabalha em outra área da engenharia e tem interesse em mudar de carreira, sem ter de fazer uma nova graduação? Neste caso, a pós-graduação é a melhor solução porque possibilita uma nova formação num prazo mais curto. 

De modo geral, a pós-graduação tem a partir de 18 meses, por isso permite se formar em uma outra área num período menor do que um curso superior tradicional. 

Um detalhe importante: quem é formado em outra área também pode fazer uma pós em engenharia da climatização. Portanto, se fez uma graduação em engenharia mecânica, pode fazer a de climatização para mudar o segmento de atuação.

Atualização de conhecimento 

A pós-graduação também permite que o profissional atualize seus conhecimentos sobre o mercado em que atua. Logo, se já exerce atividades de climatização, mas se sente um pouco defasado, a pós é um excelente investimento.

Atuação na área acadêmica 

Instituições de ensino superior só aceitam como professor o profissional que tem pós-graduação. Quem fez a lato sensu normalmente consegue dar aula em universidades particulares. 

Já quem faz a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), normalmente tem mais chances de conseguir oportunidades como professor em universidades públicas. 

Ao realizar a pós-graduação, o profissional acaba por aumentar sua possibilidade de atuação no mercado, com a chance de dar aula e ter um ganho extra ou mesmo transformar essa oportunidade em sua principal fonte de renda.

Pós-graduação em Engenharia da Climatização

Como escolher a instituição de ensino de sua pós?

Decidiu fazer a pós-graduação para engenheiros na área de climatização, mas não sabe qual instituição de ensino escolher? Há dicas que ajudam nessa tarefa! Veja quais são:

Verifique se possui avaliação, credenciamento e reconhecimento do MEC 

Sempre verifique se o curso é avaliado, credenciado e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), para garantir que terá diploma e realmente conseguirá o título de pós-graduado após finalizar a formação. 

Mas, como saber se a pós-graduação de seu interesse é reconhecida e qual a sua nota no MEC? Bastar verificar o site do órgão, buscando pela instituição de ensino e curso.

Verifique a grade curricular da pós-graduação 

Conhecer a grade curricular possibilita ter uma noção do conteúdo da pós-graduação, podendo prever se realmente atende suas expectativas ou desperta seu interesse, minimizando a possibilidade de não gostar do curso.

Pesquise sobre a instituição de ensino e docentes 

Quanto maior o tempo de experiência da universidade, melhor. Também busque saber como é a estrutura da instituição de ensino, projetos e se os professores têm formação adequada para atuar academicamente.

Confira as mensalidades 

Não se esqueça de também verificar qual o valor das mensalidades da pós-graduação em engenharia da climatização a distância ou presencial. Se for muito baixo, desconfie, porque pode ser um sinal de qualidade de ensino inferior. 

Ao buscar previamente essa informação é possível saber de antemão se pode pagar o curso sem prejudicar seu orçamento mensal, tendo maior previsibilidade de seus gastos.

Leia também:
>>>Por que escolher a FAPRO para sua especialização em refrigeração e climatização?

Categorias