Resultado das Pesquisas da CPA

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é constituída no âmbito da FAPRO – Faculdade Profissional, e tem por atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

A CPA fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior por meio do processo de Avaliação Institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da Instituição, conforme preceitua a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

A CPA atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na FAPRO – Faculdade Profissional. Sua forma de composição, duração do mandato de seus membros, dinâmica de funcionamento e especificação de atribuições são objeto de regulamentação própria, observando-se as seguintes diretrizes:

I – necessária participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e pessoal técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada;

II – ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades.

O que a CPA faz?

A avaliação interna, também denominada de autoavaliação ou avaliação institucional, tem a função diagnóstica dos processos da Instituição. Esse procedimento permite identificar se as práticas estão alcançando os objetivos propostos, bem como permite a correção de omissões e/ou equívocos que podem estar acontecendo, para que se possa evitá-los no futuro.

Através da avaliação institucional a FAPRO aprecia, questiona, analisa, acompanha o seu próprio trabalho, além de ter condições para definir prioridades de desenvolvimento numa perspectiva qualitativa educacional, científica e social.

Os resultados das avaliações são discutidos e apresentados para a comunidade interna e externa. A partir disso, a CPA elabora um plano de ação que seja eficaz na correção das fragilidades destacadas no processo avaliativo, e sugere à Direção Geral daFAPRO a implementação das ações necessárias a fim de garantir a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados. Finalmente, a CPA elabora relatório descritivo das ações e resultados da Avaliação Institucional naquele período e o encaminha ao INEP/MEC.

Resultado da Pesquisa organizada pela CPA:

PROFESSORES   
Questões de Avaliação referentes ao Curso  
Quanto à atuação do Coordenador, existe:Média %
Disponibilidade para atendimento aos alunos, individualmente.4,284%
Efetua reuniões periódicas com as turmas ou representantes de turma.4,489%
Eficiência no atendimento prestado aos alunos.4,692%
Relacionamento e comunicação com os alunos.4,795%
Capacidade de propor soluções para problemas apresentados pelos alunos.4,589%
Informação das expectativas quanto ao Profissionaltrabalho profissional.4,385%
Conhecimento do perfil do profissional a ser formado pelo curso.4,487%
Realização de atividades extracurriculares como palestras, semanas de estudos, oficinas, seminários, etc.4,589%
 4,488%
Questões da avaliação referente à Infra-Estrutura  
Quanto aos serviços de apoio, você considera satisfatório (a) (s):Média Média 
Eficiência nos serviços da Coordenação.4,284%
Eficiência nos serviços da Secretaria Acadêmica.4,182%
Eficiência nos serviços do Financeiro.4,385%
Eficiência nos serviços da Biblioteca.4,182%
Eficiência nos serviços de Reprografia.3,569%
Eficiência nos serviços do Laboratório de informática.4,385%
Funcionalidade e adequação dos recursos materiais e equipamentos disponíveis para as aulas.4,081%
Facilidade de acesso aos equipamentos e recursos materiais disponíveis, respeitada a especificidade de cada curso.4,183%
 4,079%
FUNCIONÁRIOS   
Quanto a sua auto-avaliação, você:Média %
É comprometido com o seu trabalho.4,896%
Tem competência técnica para exercer as funções.4,487%
Tem motivação pessoal para realizar o trabalho.4,998%
Tem satisfação pessoal e profissional no exercício da função.4,897%
 4,794%
Você mantém um bom relacionamento com:Média %
%%
A chefia imediata. 4,997%
Os colegas do seu setor.4,997%
Os docentes.4,998%
Os discentes.4,692%
Os coordenadores.4,897%
Os dirigentes.4,998%
O público em geral.4,692%
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