Resultados CPA – FAPRO

Comissão Própria de Avaliação – CPA é constituída no âmbito da FAPRO – Faculdade Profissional, e tem por atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

A CPA fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior por meio do processo de Avaliação Institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da Instituição, conforme preceitua a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

A CPA atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na FAPRO – Faculdade Profissional. Sua forma de composição, duração do mandato de seus membros, dinâmica de funcionamento e especificação de atribuições são objeto de regulamentação própria, observando-se as seguintes diretrizes:

I – necessária participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e pessoal técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada;

II – ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades.

O que a CPA faz?

A avaliação interna, também denominada de autoavaliação ou avaliação institucional, tem a função diagnóstica dos processos da Instituição. Esse procedimento permite identificar se as práticas estão alcançando os objetivos propostos, bem como permite a correção de omissões e/ou equívocos que podem estar acontecendo, para que se possa evitá-los no futuro.

Através da avaliação institucional a FAPRO aprecia, questiona, analisa, acompanha o seu próprio trabalho, além de ter condições para definir prioridades de desenvolvimento numa perspectiva qualitativa educacional, científica e social.

Os resultados das avaliações são discutidos e apresentados para a comunidade interna e externa. A partir disso, a CPA elabora um plano de ação que seja eficaz na correção das fragilidades destacadas no processo avaliativo, e sugere à Direção Geral da FAPRO a implementação das ações necessárias a fim de garantir a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados. Finalmente, a CPA elabora relatório descritivo das ações e resultados da Avaliação Institucional naquele período e o encaminha ao INEP/MEC.

Acesse os resultados da CPA da FAPRO:

Categorias