- O que é o CREA?
- Quem precisa de registro no CREA?
- Tecnólogo pode ter CREA?
- Registro no CREA: quais os critérios de elegibilidade?
- Como solicitar o registro no CREA?
- Quais os benefícios de ter registro no CREA?
Se você tem interesse em investir num curso tecnólogo para formação profissional, uma dúvida pode surgir: quem faz essa modalidade pode ter CREA?
Aqui, esclarecemos essa questão de uma vez por todas! Continue a leitura para descobrir se quem tem curso tecnólogo pode ter CREA e conheça detalhes sobre esse registro!
O que é o CREA?
A princípio, é fundamental saber o que é o CREA. Trata-se do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que é uma entidade de regulação e fiscalização do exercício de profissões inerentes a essas áreas.
Sua atuação é em âmbito estadual, portanto, cada estado do país possui um CREA. Entre as principais responsabilidades do órgão, está normatizar, fiscalizar e garantir o cumprimento de normas inerentes às profissões.
Além disso, atua visando à garantia da qualidade, segurança e ética nas profissões. Paralelamente, estimula o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
Daí a sua importância! Com o CREA, é possível garantir a regulamentação de profissões e atividades, dando segurança não somente para quem trabalha nas áreas de engenharia e agronomia, mas também a empresas e sociedade, evitando práticas ilegais.
O CREA de cada estado emite um registro aos profissionais das áreas de engenharia e agronomia. Para atuar legalmente, inclusive para realizar algumas atividades específicas, é obrigatório ter esse registro.
Quem precisa de registro no CREA?
O registro no CREA é obrigatório para profissionais das áreas de engenharia e agronomia. Conforme a lei 5.194/66, o registro no CREA também é obrigatório para empresas que prestam serviços de execução de projetos e obras, bem como para seus profissionais técnicos responsáveis.
Tecnólogo pode ter CREA?
Sim, quem tem curso tecnólogo pode ter CREA, desde que cumpra critérios estabelecidos pela entidade e legislação inerente. De acordo com o órgão, os tecnólogos das seguintes áreas precisam do registro para atuar legalmente:
- Agrimensura e Agronomia
- Civil
- Elétrica
- Eletrônica
- Eletrotécnica
- Geologia e Minas
- Mecânica e Metalúrgica
- Química
- Telecomunicações
Registro no CREA: quais os critérios de elegibilidade?
É elegível ao registro do CREA o profissional que tem formação em engenharia, agronomia ou geociências, seja como bacharel ou tecnólogo. Existem três tipos de registros que os profissionais podem solicitar. Conheça um pouco mais sobre eles e os pré-requisitos para pedi-los:
- Registro CREA provisório: especial para recém-formados que não foram diplomados. O profissional deve apresentar o certificado de conclusão de curso. O registro provisório tem validade de um ano;
- Registro CREA temporário: destinado somente a profissionais diplomados no exterior e que têm contrato de trabalho por tempo determinado no Brasil;
- Registro CREA definitivo: concedido apenas a profissionais diplomados.
Para obter o registro, é obrigatório que a instituição de ensino e o curso estejam cadastros no Conselho. Portanto, verifique se cumprem esses requisitos.
Como solicitar o registro no CREA?
Fez um curso tecnólogo em refrigeração e climatização EAD ou uma pós-graduação engenharia de refrigeração e ar-condicionado? Então, para exercer a profissão é preciso solicitar seu registro no CREA.
Mas como fazer isso? Para facilitar esse processo, preparamos um passo a passo completo para te guiar. Confira e entenda como funciona:
1. Separe os documentos que você vai precisar
O CREA solicita RG, RNE ou CNH, CPF (deve ser apresentado somente se o documento de identificação não tiver esse dado), diploma frente e verso, histórico escolar, atestado de conclusão de curso, comprovante de endereço e de quitação militar.
Se fizer o pedido pela internet, digitalize esses documentos, salvando-os em arquivo PDF, JPG, PNG ou GIF nomeados conforme a documentação a que se trata. Os arquivos não devem exceder 1MB.
2. Acesse o site do CREA de seu estado ou se dirija a uma unidade
Seu próximo passo é acessar o site do CREA do estado onde você reside. Caso prefira fazer todo o processo presencialmente, dirija-se a uma unidade de atendimento da entidade. Vale citar que a solicitação online é mais prática e econômica, pois não há necessidade de apresentar cópias físicas dos documentos.
3. Faça um cadastro e encaminhe seu pedido de registro
Localize, no menu de serviços do site, a opção de registro de profissionais. Então, faça seu cadastro inicial, preenchendo o formulário do CREA. Depois, faça o pedido de registro, seguindo as orientações dadas pelo site.
Quando finalizar o pedido, o site vai gerar um boleto para pagamento da taxa de registro. Você deve quitá-lo dentro da data e, após a compensação, o registro será emitido. Simples, não é mesmo?
Quais os benefícios de ter registro no CREA?
Você sabia que o registro CREA proporciona benefícios especiais ao seu titular? Entre os principais, destaque pela possibilidade de atuar legalmente, o que evita complicações com o órgão.
O registro CREA também te dá maior credibilidade junto a clientes e empregadores, bem como amplia sua empregabilidade. Além disso, aumenta suas chances de ter uma boa remuneração. Por isso, não deixe de garanti-lo ao realizar seu curso tecnólogo!